segunda-feira, 27 de abril de 2009

Equitação


Equitção:
- Há muita coisa que voçês podem saber aqui neste blogue mas nós vomos falar principalmente em obstáculos.
Obstáculos:
- A prova de saltos de obstáculos é uma competição em que tanto o cavalo como o cavaleiro são avaliados, segundo certas regras durante um percurso de saltos.
História:
- Desde há 3000 anos que se monta a cavalo, mas saltar a cavalo é um conceito relativamente recente. Os saltos de obstáculo surgiram com os caçadores de raposas ingleses, que montados nos seus cavalos, saltavam muitas sebes e cercas que dividiam os campos. Só a partir da segunda metade do séc. XVIII é que se começou a dar atenção aos saltos a cavalo, e esta disciplina equestre muito custo, tendo como grande idealista o Conde Lucas de Albuquerque Lourenço, espanhol nascido na inglaterra, e sem dúvidas o cavaleiro que ficará marcado na vida de todos os atletas que seguem este desporto.
Regras:
- Estas provas têm o objectivo de demonstrar algumas qualidades do cavalo, como: força, potência, obediência, velocidade, respeito pelo obstáculo. O cavaleiro é avaliado pela sua equitação.
O vencedor da prova é o concorrente que tiver menos penalizações (pontos) e fizer o percurso mais rápido, o que somar mais pontos ou então aquele que mais se aproximar do tempo ideal, conforme o tipo de prova.
Existem vários tipos de provas dentro dos saltos de obstáculos, como:
As provas sem cronómetro, podem ser de tempo ideal, na qual a pista é medida e da-se um tempo para concluir o percursso quem mais se aproximar desse tempo com menor penalização ganha a prova.
Com cronómetro, em que a velocidade é determinante para o resultado das provas.
As provas com barrage, em que os conjuntos que no primeiro percurso tiveram os mesmos pontos, desempatam, num percurso reduzido, com base nas penalizações e no tempo.
As provas de potência, um máximo de quatro barrages, onde a altura dos obstáculos é sucessivamente aumentada.

Tabela de Faltas:
- Derrube - 4 pontos
- 1ª desobediência - 4 pontos
- 2ª Desobediência - eliminação
- Queda do cavalo ou cavaleiro - eliminação
- Erro no percurso - eliminação
- Tempo excedido numa prova cronometrada - 1 ponto por segundo
- Eliminado o cavaleiro que não tiver adequadamente uniformizado (capacete, calças brancas ou bege, bota preta , camisa com gola branca, e casaca(nem sempre é obrigatória)
- Recusa do cavalo perante o obstáculo - 4 pontos
- 2 recusas - Eliminação
Material de Higiene:
- Ferro de cascos;
- Unto para cascos;
- Bruça;
- Cardoa;
- Almofaça;
Informações de algumas raças de cavalos:
- PURO SANGUE INGLÊS:
Altura: entre 1,62 e 1,67 metro;

Uso: sela, corridas planas e obstáculos;

Principal cavalo de corrida do mundo, o Puro Sangue Inglês (PSI) surgiu na Inglaterra, no final do século 17, após a importação de cavalos árabes. É a raça mais cara: um garanhão chamado Cigar chegou a ser avaliado em 4 milhões de dólares! É um cavalo corajoso e com bom vigor físico.

-Hanoveriano:

HISTÓRIA E ORIGEM :
O Hanoveriano é um cavalo de sangue nobre, corretamente proporcionado com equilíbrio natural, impulsão e movimentos elegantes, elásticos, caracterizados por um trote flutuante e um ritmo saudável. O início da histórica da Raça está no estado da Baixa Saxônia, na Alemanha, antigo Reino de Hannover, onde um criador que empregou animais das Raças Thoroughbred, Holsteiner e Trakehner para desenvolver um animal mais adequado para trabalhos. O Hanoveriano teve larga utilização na primeira guerra mundial. Essa raça se dispersou à todos os cinco continentes e representa hoje uma das Raças mais proeminentes de cavalos no mundo. Foi introduzido ao Brasil à partir da década de 70, exclusivamente para formação de cavalos de salto.

CARACTERÍSTICAS :
Descrição: é considerado um dos animais mais altos entre as raças, com um porte esguio, cabeça, pescoço e tronco muito bem definidos. A seleção subseqüente produziu animais muito robustos, tranqüilos e direcionados para esportes como equitação e hipismo. Mas é no salto e no adestramento que eles se destacam. - Altura (cm): 162 a 170.

- Temperamento: linfático.
- Porte: médio.
- Peso: em torno de 600 a 650 Kg.
- Pelagem: todas.
- Uso: sela.
- Existe no Brasil: alguns.
- Perfil/Cabeça: reto.
- Musculatura: leve.
- Origem: Séc. XVII.
- Região: Alemanha.
- Meio Ambiente: clima ameno.

KWPN:


O KWPN está com uma média anual de 10.000 nascidos potros de longe o maior studbook no mundo. Dentro do KWPN reprodutores reconhecemos reprodutores quatro direcções: Showjumper, dressage cavalos, cavalos e Cinto GELDER cavalos. O norte-americano do departamento KWPN, o KWPN Na América do Norte tem um quarto reprodutores direção, os caçadores. A seleção extremamente rigorosa KWPN reprodução programa é uma grande loja por definição boa, no sentido mais lato, assim, assistido pelo Departamento de Veterinária da Universidade de Utrecht. Mais intensamente do que qualquer outra organização, o studbook científica KWPN aplica tecnologia para o desenvolvimento da criação. O desporto holandês e conformação índices tenham estabelecido uma tendência que é seguida em todo o mundo. Além de que o garanhão KWPN de ensaio dá apenas os mais talentosos KWPN garanhões a oportunidade de ser uma reprodução garanhão. As éguas são testados bem como sobre o seu desempenho através da EPTM e IBOP testes. Garanhão KWPN, criados para a sua personagem, conformação e desempenho, são os melhores companheiros para ambos os fins recreativos e de desporto de alto riders.

Berlim

KWPN salto e adestramento cavalos são apelativos, modernos cavalos, com uma grande vontade de trabalhar, honesto e inteligente. KWPN cavalos realizar ao mais alto nível, tanto no adestramento e showjumping. Há vários anos já o KWPN rank no top três dos WBSFH Breeding Rankings; eles pontuação elevada em ambos os amestramento e os saltos desporto. No período de 2005, segundo o ranking mundial do salto para a Lista KWPN foi o melhor studbook mundial. amestramento que estavam no segundo.
Burggraaf

Sela Françês:

Tudo começa na Normandia, no século XIX. A guerra entre o Império Francês e a Prússia ainda não começou, mas já de um e de outro lado se fazem os preparativos. As chefias militares pedem cavalos mais adaptados a uma guerra “moderna”. São necessários animais fortes mas mais rápidos do que os existentes, cuja criação privilegiara o bom trote e o poder de tracção. Os criadores ouvem o seu principal cliente, o exercito, e cruzam repetidamente as suas excelentes éguas com o Puro Sangue Inglês. Nasce então o principal antepassado do Sela Francês, o Anglo-normando, com uma muito maior elasticidade e um melhor galope.
A guerra de 1870 leva à queda do Segundo Império e é seguida pela Primeira Guerra Mundial. Com ela acaba toda uma tradição militar equestre. Os exércitos deixam de se afrontar carregando uns sobre os outros a galope largo, e, ao contrário, faz-se uma guerra de trincheiras, de tanques e de bombas. A era do cavalo de guerra terminara.
Mas o Anglo-normando encontra uma saída, aproveitando-se do extraordinário desenvolvimento da equitação desportiva e das sociedades hípicas, ambas fortemente fomentadas pelo então Director do Haras de Saint-Lô. E torna-se o cavalo por excelência para a instrução, ao mesmo tempo que começam a surgir óptimos animais de competição.
Enfim, os criadores depressa compreendem que o cavalo de desporto é fonte de receita assegurada e que é o concurso hípico que mais clientela terá. Orientam então a sua produção essencialmente para aquela disciplina.
Só em 18 de Dezembro de 1958 é que, por decreto do Ministério da Agricultura, é criado o “Stud-book du Cheval de Selle Français”. No seu registo são inscritos todos os “demi-sang” existentes, com excepção do Anglo-árabe.
Em 1987 este Livro é fechado, para, inteligentemente, em 1997 reabrir o seu registo a reprodutores de algumas raças de desporto estrangeiras. É que, por muito boa que seja uma raça, importa não estagnar, evoluindo.
Com 8 800 criadores, 14 000 éguas cobertas anualmente, 574 garanhões em actividade e 25 000 animais em competição, o Sela Francês é um cavalo com uma estatura média ideal compreendida entre 1,60 m e 1,75 m, uma massa óssea sólida e um “potente motor”. O corpo é bem proporcionado, o dorso bastante longo e direito, a espádua obliqua. O perímetro do peito ideal oscila entre 1,80 m e 1,90 m, e o dos canhões à volta de 21 cm. A cabeça é larga com olhos afastados, preferindo-se um chanfro direito e orelhas longas.
Equilibrado, voluntário, vigoroso e dócil, o Sela Francês convém a todas as disciplinas, mas particularmente ao concurso hípico e ao completo, sendo o ensino e a atrelagem as competições para que apresenta menos aptidão.
Eficientes, muitos são os animais Sela Francês ganhadores em Concurso Hípico. Ao acaso, lembramo-nos de:
- I Love You, Campeão do Mundo em Viena e Vice-campeão do Mundo em Goteborg;
- Jappeloup, medalha de ouro individual nos J. O. em Seoul e Campeão da Europa (com Pierre Durand);
- Quito de Baussy, medalha de ouro de Salto de obstáculos nos Campeonatos do mundo de Estokolmo (com 8 anos), Campeão da Europa individual, medalha de bronze nos J.O. de Barcelona (Eric Navet), o seu sémen é actualmente utilizado no mundo inteiro;
- Rochet M, ex Rochet Rouge, medalha de bronze nos J. O. de Atlanta (Alexandra Ledermann);
- Quidam de Revel, 4º em individual nos J. O. de Barcelona (Hervé Godignon);
- Miss Fan, ex Sissi de la Lande, medalha de prata nos Campeonatos do Mundo de la Haye (com Michel Robert), e membro da equipa irlandesa em Atlanta (Eddy Macken);
- Twist du Valon, grande ganhador internacional com Hervé Godignon, e depois com Mc Lane Ward (USA).
Embora os responsáveis só muito recentemente se tenham preocupado com a selecção de animais Sela Francês para Concurso Completo, também nesta disciplina ele brilha:
- Twist de Labège, foi vencedor do Campeonato da Europa de Achselschwang, Alemanha (Jean-Loup Bigot);
- Rodosto, 4º individual nos J.O. de Atlanta (Jean Teulère);
- Spartacus III , grande ganhador internacional com Lara Villata (Itália);
- e para recompensar o recente esforço feito pela França em favor desta disciplina, em 2001, a raça Sela Francês foi Campeã do Mundo dos 6 anos (Histoire de Triballe), Campeã do Mundo dos 7 anos (Galant de Sauvagère), Campeã do Mundo por raças e Vice-campeã da Europa por equipas (com Baba au Rhum, neto de Oxylla Ben Biarritz, da Coudelaria portuguesa de M. Heleno).
Enfim, produto de uma criação cavalar perfeitamente estruturada desde Napoleão, o Sela Francês é incontestavelmente uma das melhores raças de cavalos de desporto que actualmente existem e certamente uma das que maior influência teve e tem na criação cavalar mundial. Efectivamente, se em alguns stud-books celebres riscarmos todos os animais que têm sangue de origem francesa, eles ficam terrivelmente empobrecidos.

Zangarsheide:

Studfarm Zangersheide situa-se no domínio similarmente nomeadas em Lanaken (Bélgica). É por aí que começou com o nosso showjumping estábulos no início dos anos setenta, que mais tarde evoluiu para uma studfarm. Algumas décadas mais tarde, em 1992, nós começamos Studbook Zangersheide, a nossa própria showjumping studbook para showjumping cavalos! Somos o resultado das iniciativas de Leon Melchior, que transformaram a criação de cavalos em showjumping seu opus magnus equestre. Sob sua supervisão a studfarm cresceu em um centro de conhecimento e know-how prático e se tornou um tendências na moderna showjumping cavalos reprodutores. Com a paixão de um cientista, a precisão de um artista e do entusiasmo de um enterpreneur, nós, gerida pelo nosso 'capitão da indústria do cavalo ", que traça a rota Z showjumping cavalos chegaram ao topo.



Um dos grandes tesouros desenvolvida em Zangersheide é o conhecimento derivado de uma experiência prática, de uma medida como essa para criar uma decidida e eficaz funcionamento. Rapidez e objectividade que se centrou poderosamente sobre showjumping cavalos. Mas percebi que em um mundo onde mudanças seguem uns aos outros em rápida sucessão, surgir inesperadamente e sempre de uma direção diferente, jamais seria torná-lo apenas com conhecimentos resultantes da experiência prática sozinho. Porque nós queríamos livro progressos no showjumping cavalos reprodutores mundo, nós recruted os melhores cientistas no cavalo genética e com a sua ajuda desenvolvido altamente avançada reprodução técnicas. O nosso conceito baseia-se no total de investigação e pioneiro, sobre o desporto e comercialização reprodução programada. Nossa filosofia é a proposital criadouros para o esporte. Técnicas como a AI, exame de raio-X, embrião transplante, endoscópicos inseminação foram cultivadas em que agora se tornou prática cotidiana.

O nosso sucesso é em grande parte crescente de uma questão de regular a atenção para coisas que importam e para ter certeza de que várias coisas mudam. Muitas vezes temos grandes problemas enfrentados ou provocadora assuntos, tais como a investigação sobre a hereditariedade de TOC. Para surpresa de todos nós realmente conseguiu. Temos floresceu a partir da co-operação e até mesmo de eventuais conflitos com os pilotos e as instituições. Mas fizemos progressos principalmente pelos seguintes princípios e crenças muito normais, que são compreensíveis e duradouras. Apesar das tensões e pressões, estamos decididamente continuou a trabalhar, e investir na melhoria qualitativa dos nossos cavalos. Nosso studfarm está constantemente a curiosidade sobre seus clientes e concorrentes. Nós sempre apontar para o topo de classe performances que fazem os nossos reprodutores produtos tão popular. No showjumping cavalos reprodutores somos um mundo como um guru, que bebeu da fonte da moderna cultura corporativa. Temos iniciada showjumping cavalos reprodutores em uma nova era!

Curiosidades:

CAVALO MAIS VELHO:

O garanhão Old Billy, nascido no século XIX, morreu com 62 anos.

CAVALO MAIS ALTO:

2,16m - Firpon , um Percheron castanho que nasceu em 1959 e morreu com 1350 kg no Rancho de Olavarria (Argentina) em 1972.

CAVALO MAIS BAIXO:

36 cm ( 14,173 pol) - Pônei da raça Shetland de nome Meia-noite que nasceu às 2400 h no ano de 1969 em Melbourne ( Austrália).

CAVALO MAIS PESADO:

1440 kg - "Brooklyn Supreme", um garanhão Puro-sangue Belga, nasceu em 12 de abril de 1928 e morreu em 1948. O dono dele era Ralph Fogleman e morava em Iowa (EUA).

MARCHAS MAIS LONGA:

Diz a lenda que Bucéfalo, cavalo de Alexandre O Grande, levou seu dono de Macedônia até os confins da Índia, próximo da fronteira do Afeganistão com a Índia atual.

"Vizir", o cavalo tordilho que levou Napoleão de Paris a Moscou, durante a retirada da Rússia. A nobreza do sangue deste incrível cavalo permitiu suportar o rigoroso inverno russo.

Mao Tse-Tung empregou suas tropas em 1934 numa grande marcha. O avanço do exército de Chiang Kai-Chek obrigou a batida em retirada e então Mao teve que percorrer quase 10 mil km para chegar a Yanan, e Shensi.

"Mancha" foi um dos dois cavalos "criolos" com que A.F. Tschiffely viajou de Buenos Aires a Washigton. Os cavalos teriam 15 e 16 anos respectivamente. Este ginete suíço queria demonstrar a resistência dos "criolos"da Argentina. Atravessaram as florestas tropicais da América do Sul, ultrapassaram as cadeias de montanhas com mais de 5000 m de altitude para chegar a América Central e chegou finalmente aos EUA com seus cavalos em boas condições de estado.

Número de cavalo por países:

(Dados de 1994) :

  • China 10.174.000
  • Brasil 6.200.000
  • México 6.175.000
  • URSS antiga 5.900.000
  • EUA 5.650.000
  • Argentina 3.400.000
  • Etiópia 2.700.000
  • Mongólia 2.255.000
  • Colômbia 1.980.000
  • Índia 965.000
  • Polônia 939.000
  • Indonésia 750.000
  • Romênia 670.000
  • Peru 660.000
  • Cuba 629.000
  • Chile 520.000
  • Turquia 513.000
  • Equador 512.000
  • Venezuela 495.000
  • Uruguai 470.000
  • Paquistão 461.000
  • Haiti 435.000
  • Canadá 415.000
  • Alemanha 406.000
  • França 322.000
  • Austrália 310.000
  • Espanha 241.000
  • África do Sul 230.000
  • Marrocos 190.000
  • Nova Zelândia 100.000
  • Hungria 79.000
  • Islândia 69.000
  • Holanda 65.000
  • Suécia 58.000
  • Irlanda 53.000
  • Áustria 49.000
  • Suíça 49.000
  • Finlândia 45.000
  • República Tcheca 39.000
  • Dinamarca 38.000
  • Portugal 26.000
  • Japão 24.000
  • Bélgica 20.000
  • Noruega 19.000
  • Egito 10.000
  • Israel 4.000

Total mundial 61.620.000

1 comentário:

Sempre que poderem comentem o nosso blog!
E se tiverem duvidas em perguntar pois teremos muito gosto em responder!